Business Intelligence: o que é, como funciona, para que serve e muito mais! [Guia completo 2023]

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Leitura: 5 min

Business Intelligence, mais conhecida como BI, é a estratégia capaz de impulsionar os resultados de qualquer negócio da água para o vinho.

Isso porque ela atua no processo de coletar e transmitir dados em informações relevantes e claras. 

Deixando de lado todos os “achismos” de gestores e planejadores, e conseguindo maior assertividade nas tomadas de decisões, já que são baseadas em dados.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Mckinsey Global Institute, as empresas orientadas por dados são 23 vezes mais propensas a adquirir clientes, seis vezes mais chances de reter clientes e 19 vezes mais chances de serem lucrativas.

Existem diversas outras estastíticas que mostram que o BI realmente é obrigatório em todas as organizações para torná-las mais rentáveis e lucrativas em seus mercados.

Então, se você está buscando aprender mais sobre o que é Business Intelligence e como funciona, continue a leitura até o final, já que irá descobrir:

  • o que é business intelligence?
  • o que significa BI?
  • quais os benefícios em investir em BI?
  • principais estatísticas sobre BI;
  • como funciona o business intelligence?
  • quais dados é importante coletar?

Preparado?

Então, vamos lá!

O que é Business Intelligence?

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Business Intelligence (BI) é uma estratégia que pode ser usada por qualquer tipo de negócio visando potencializar suas tomadas de decisões por meio do uso de dados. Ela realiza o processo de coleta e transformação de dados em informações relevantes.

BI é uma estratégia extremamente eficaz, e possibilita que as empresas que a inserem em sua cultura, tenham uma grande vantagem competitiva, já que suas decisões não são baseadas em achismos, e sim dados.

Estamos vivendo a chamada era dos dados, e  os negócios que não souberem como fazer e tirar proveito disto, estão perdendo muitas oportunidades de negócio.

Agora, vamos entender qual o significado de BI no próximo tópico.

O que significa BI?

BI é a sigla para Business Intelligence que significa, em uma tradução livre para o português, uma maneira de gerar inteligência para os negócios.

Ou seja, BI nada mais é que um conjunto de metodologias, processos e técnicas que convertem dados “brutos” em informação clara para os gestores de uma organização.

Essa transformação gera inúmeros benefícios para qualquer negócio, veremos com mais detalhes no próximo tópico.

Vem com a gente!

Quais os benefícios em investir em BI?

Existem inúmeras vantagens em investir em Business Intelligence. 

Poderíamos listar todos, mas não caberia em apenas um conteúdo. 

Por isso, listamos os principais benefícios em investir em BI, confira abaixo:

  • melhora na tomada de decisões;
  • maior vantagem competitiva;
  • ampliação do controle sobre os riscos;
  • identificação de novas formas de receita;
  • entendimento melhor da jornada do cliente;
  • otimização dos processos internos e externos da empresa;
  • identificação de tendências de mercado;
  • detecção de erros ou problemas;
  • melhora na experiência do usuário com a marca;
  • e muito mais!

Só com essa lista você viu que investir em business intelligence é de certa forma, quase que obrigatório, para empresas que desejam aumentar seus resultados e permanecerem no mercado, não é mesmo?

Mas, se ainda não está totalmente convencido, separamos abaixo as principais estatísticas sobre BI. 

Confira!

Principais estatísticas sobre BI!

Veja abaixo as principais estatísticas sobre Business Intellingence:

  • as empresas que usam big data aumentam seus lucros em 8% (BARC)
  • 62% dos varejistas (e 63% dos entrevistados de vários setores) afirmaram que a análise de informações e dados lhes dá uma vantagem competitiva (IBM)
  • organizações altamente orientadas por dados têm 3 vezes mais chances de relatar melhorias significativas na tomada de decisões (Think With Google)
  • as empresas orientadas a dados têm 58% mais chances de superar as metas de receita do que aquelas que não estão focadas em dados (Forrester Consulting)
  • mais de dois terços das empresas que experimentaram iniciativas de big data tiveram custos operacionais reduzidos (Leftronic)
  • a Netflix economiza mais de US$ 1 bilhão por ano na retenção de clientes usando big data (Lineate)
  • 92% dos executivos seniores da Fortune 1000 ou outras empresas líderes do setor estão acelerando seu ritmo de investimento em big data e IA (MIT Sloan Management Review)

Como funciona o Business Intelligence?

Antes de qualquer coisa é importante entender que uma análise BI é muito mais do que um simples relatório.

Ela é uma mudança na própria cultura da organização, que passa a coletar e acreditar em dados e em suas devidas aplicações.

Ou seja, é uma atividade constante e não pontual.

Existem alguns passos para realizar a implementação do Business Intelligence.

Para te ajudar a entender melhor como funciona na prática, veja abaixo os passos necessários para sua aplicação.

Contratar softwares de BI

O primeiro passo é investir em softwares e ferramentas que permitem a coleta de dados de sua empresa.

É um fato que existem centenas de opções ferramentas de business intelligence disponíveis no mercado, listamos as mais conhecidas:

  • Power BI, da Microsoft;
  • Metabase;
  • Tableau;
  • Qlik;
  • Google DataStudio;
  • Sisense;
  • Looker;
  • Mode Analytics.

Para descobrir qual melhor se adequa ao seu negócio, é importante analisar os prós e contras de cada uma, e principalmente, o custo-benefício.

A ferramenta irá realizar a coleta dos dados, e você precisará dar o próximo passo.

Filtre os dados 

Após a implantação do software e a captura dos dados, é imprescindível que você defina quais dados são os mais importantes para a sua empresa.

Ou seja, quais dados são relevantes conforme o posicionamento e estratégias que o negócio almeja.

E a partir disso, comece a cruzá-los.

Esse pode parecer um trabalho bem demorado. 

No entanto, com o passar do tempo, as tendências vão se tornando mais visíveis e você passa a conhecer seu negócio de forma mais aprofundada.

Quais dados é importante coletar?

Uma das áreas mais beneficiadas com a utilização do BI, é o marketing. 

Já que as ferramentas fornecem dados relevantes como:

  • páginas com as melhores taxas de conversão;
  • localização do público-alvo;
  • padrões de consumo dos visitantes;
  • horários em que as pessoas mais compram;
  • quais itens foram comprados juntos;
  • caminhos percorridos pelo seu lead;
  • entre vários outros.

Cada negócio possui suas próprias características e metas, por isso, os dados podem variar conforme os objetivos da marca.

Leia também: Otimização de Sites SEO: o que é, como funciona e 8 dicas para melhorar o SEO do seu site!

E aí, pronto para aplicar o Business Intelligence em seu negócio?

Esperamos que você tenha entendido tudo sobre Business Intelligence (BI) com este conteúdo completo que preparamos para você que, de fato, quer mudar os resultados do seu negócio com essa estratégia poderosíssima.

Sabemos que não é uma tarefa tão simples, e a boa notícia é que podemos te ajudar!

Sim, nós da TAGDIGI contamos com um serviço de Business Intelligence onde realizamos a aplicação em seu negócio e o acompanhamento completo para impulsionar seus resultados.

No serviço de business intelligence da TAGDIGI possui as seguintes soluções: Google Analytics, Google tag manager, criação de dashboards, auditoria de loja online, otimização de conversão e teste A/B.

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Clique aqui para conhecer mais a fundo sobre esta solução de BI.

Até a próxima!

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