Otimização de Sites SEO: o que é, como funciona e 8 dicas para melhorar o SEO do seu site!
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A otimização de sites SEO é um assunto que vem crescendo muito no ambiente digital, e ganhando força de investimento em diversos tipos de negócios.
Essa estratégia de marketing digital é a responsável por posicionar um site nas primeiras posições do Google de forma orgânica, ou seja, sem precisar de investimento em anúncios.
A otimização de sites utiliza técnicas e estratégias de SEO (Search Engine Optimization), em português otimização para os mecanismos de busca, que tem como principal objetivo alcançar as primeiras posições nos buscadores.
Estar nas primeiras posições do Google, sem precisar de investimento em Google Ads – ferramenta de anúncios do Google – deveria ser prioridade para todas as empresas, já que o SEO proporciona inúmeros benefícios, sendo o principal: aumento do lucro gradualmente.
Afinal, só em 2022 o Google ultrapassou 3.2 bilhões de visitas no mundo todo, sendo o segundo site mais acessado, após o Youtube, segundo informações da SemRush.
Mas, a pergunta que fica é: o seu site está recebendo visitantes deste motor de pesquisa?
Caso a sua resposta tenha sido não, ou “muito pouco”, você precisa investir na otimização de sites SEO quanto antes.
Para te ajudar, elaboramos este conteúdo completo sobre o assunto. Dê uma olhada no que vai encontrar neste artigo:
- o que é otimização de sites SEO?
- benefícios da otimização de sites SEO!
- como funciona a otimização de sites?
- 8 dicas para melhorar o SEO do seu site!
Vem com gente!
O que é otimização de sites SEO?
A otimização de sites SEO é um conjunto de estratégias e técnicas de otimização de sites para mecanismos de buscas, como o Google. A aplicação do SEO em um site possibilita que ele apareça nas primeiras posições dos buscadores, quando um usuário realizar uma pesquisa sobre o assunto.
Com isso, o seu site acaba gerando mais visitas de forma orgânico, o famoso “tráfego orgânico”, ou seja, aquele que não necessita de anúncios para estar no topo dos mecanismos de pesquisa.
Estar no topo é garantir visitas para o seu site, e consequentemente, mais oportunidades de negócio.
O que qualquer negócio está em busca, não é mesmo?
Além desta vantagem, existem inúmeros outros benefícios que a otimização de sites SEO garante, confira no tópico abaixo!
Benefícios da otimização de sites SEO
Os principais benefícios da otimização de sites SEO são:
- aumento na taxa de conversão;
- melhora na experiência do usuário;
- proporciona maior credibilidade para a marca;
- ganho de espaço no segmento em que o negócio atua;
- aumento no número de seguidores das redes sociais;
- maior visibilidade no mercado de forma orgânica (natural)
- impulsionamento no número de leads – potenciais clientes;
- e muito mais!
Esses são só alguns dos benefícios em investir nesta estratégia.
Mas, só por elas, já é possível perceber que vale a pena investir!
Por que é importante acompanhar os Updates do Google?
Entenda as mudanças que impactam seu SEO! Acompanhar as atualizações do Google é uma tarefa essencial para garantir que seu site mantenha uma posição sólida nos resultados de busca. O algoritmo do Google é constantemente aprimorado para fornecer aos usuários os resultados mais relevantes e de qualidade. Que tal explorarmos os principais updates que têm impactado o cenário da otimização de sites SEO? Confira a seguir:
- Google Florida: lançado em novembro de 2003. Esse update ficou conhecido como “Florida” porque coincidiu com a realização de uma conferência de webmasters do Google no estado da Flórida, Estados Unidos. O objetivo principal era combater táticas de manipulação de rankings que muitos sites estavam utilizando na época para obter posições elevadas nos resultados de busca. Antes desse update, era comum que sites usassem práticas de SEO consideradas “black hat”, como o preenchimento de palavras-chave e a criação massiva de páginas de baixa qualidade apenas para gerar tráfego. Assim o Google começou a enfatizar ainda mais a importância da qualidade do conteúdo, relevância e experiência do usuário. Isso fez com que muitos sites que estavam se beneficiando de práticas de SEO duvidosas sofressem uma queda significativa no ranking.
- Google Panda: foi lançado em fevereiro de 2011, com o objetivo de combater o conteúdo de baixa qualidade e melhorar a experiência do usuário. Esse update focou na avaliação da qualidade do conteúdo em páginas e sites inteiros. Sites com conteúdo duplicado, pouco original ou com muitos anúncios agressivos foram severamente penalizados. Para se adequar ao Google Panda, concentre-se em oferecer conteúdo exclusivo, valioso e bem estruturado para os visitantes.
- Google Penguin: lançado em abril de 2012, o Google Penguin visava combater práticas de link building manipuladoras e spam de links. Sites que praticavam a compra de links ou participavam de esquemas de links artificiais foram penalizados. Para se proteger do Google Penguin, evite práticas de link building duvidosas e concentre-se em obter backlinks de fontes relevantes e autoritativas.
- Google Hummingbird: entrou em ação em agosto de 2013 e revolucionou a maneira como o Google interpretava as consultas de pesquisa. Em vez de apenas analisar palavras-chave isoladas, o Hummingbird trouxe uma compreensão mais profunda do contexto e da intenção por trás das pesquisas. Como profissional de SEO, isso significa que você deve focar em criar conteúdo que responda diretamente às perguntas dos usuários e aborde suas intenções de busca.
- Google Mobilegeddon: Com o aumento do uso de dispositivos móveis para acessar a internet, o Google lançou o Mobilegeddon em abril de 2015. Esse update favoreceu sites que possuíam versões mobile amigáveis e responsivas, garantindo uma experiência positiva para os usuários em dispositivos móveis. Certifique-se de que seu site seja totalmente otimizado para dispositivos móveis, garantindo velocidade de carregamento e usabilidade.
- Google RankBrain: lançado em outubro de 2015, trouxe a inteligência artificial para o algoritmo de busca. Ele é capaz de aprender e entender o significado por trás das pesquisas, relacionando palavras-chave a conceitos mais amplos. Para se beneficiar do RankBrain, concentre-se em criar conteúdo semântico e relevante, respondendo às dúvidas e necessidades dos usuários de maneira abrangente.
Como funciona a otimização de sites?
A otimização de sites SEO funciona com base em estratégias e técnicas específicas para um site conquistar a primeira posição nos mecanismos de busca.
Existem alguns pilares da otimização de sites que você precisa saber, são eles:
- on-page;
- off-page;
- UX.
Vamos detalhar cada um deles abaixo!
On-page
O SEO On-page é toda a otimização realizada nas páginas internas de um site, como:
- otimização no conteúdo como títulos, subtítulos e palavras-chave;
- imagens com ALT e legenda;
- escolha da melhor URL;
- arquitetura da informação;
- entre outros.
Além de garantir um melhor posicionamento, o SEO On-page proporciona uma melhor experiência para o usuário, o que o faz retornar mais vezes para o site, e consequentemente, mais vendas e lucro para o negócio.
Off-page
O SEO Off-page é o conjunto de estratégias de otimização aplicadas fora do seu site.
Link building e menções fazem parte deste pilar de SEO tão importante, já que é essencial para dar mais relevância para um site aos olhos do Google.
UX (User Experience)
UX, em português Experiência do Usuário, é uma estratégia bem popular visando entregar experiências melhores aos usuários.
Usabilidade, arquitetura das informações, velocidade, entre outros, são fatores que afetam diretamente qualquer site.
E o UX visa melhorar cada um desses pontos para proporcionar a melhor experiência para o visitante, e garantir que a experiência em seu site seja a melhor possível.
8 dicas para melhorar o SEO do seu site!
Para te ajudar ainda mais nesta missão de entender a fundo o que é a otimização de sites SEO, e principalmente, como funciona, separamos 8 dicas para melhorar o SEO do seu site.
Elencamos as principais que você já pode começar a aplicar agora mesmo, para buscar as primeiras posições.
Preparado?
Então, vamos lá!
Desenvolva uma estratégia de palavras-chave
Para aparecer nos primeiros resultados do Google e receber mais cliques, você deve começar com uma boa estratégia de palavras-chave.
Uma palavra-chave, também chamada keyword, é o termo que o usuário irá digitar no campo de busca do Google.
Ou seja, a pergunta que precisa responder é: para quais termos você quer que o seu site apareça?
Liste as palavras que fazem sentido para o seu negócio, e assim, já terá em mãos o mapa que guiará toda a sua estratégia de SEO.
Vale frisar que para uma estratégia eficiente é importante ir além dos produtos e serviços que você oferece.
Coloque em pauta a jornada do seu cliente, e quais assuntos e temas podem interessá-lo em cada etapa.
Com uma boa estratégia de palavras-chave, você não perderá tempo atraindo pessoas não qualificadas para o seu site.
Existem diversas ferramentas para te ajudar nesta missão, como o SEMRush, Ubersuggest, Google Keyword Planner, entre outras.
Com o auxílio delas é possível ter mais ideias de palavras que você pode incluir em sua estratégia de palavras-chave.
Produza conteúdo de qualidade
A criação de conteúdo de qualidade é indispensável quando o assunto é SEO.
Conteúdo de qualidade é todo conteúdo que, de fato, é relevante para o usuário, e responde a sua dúvida digitada no campo de busca.
Existem várias formas do Google identificar quais conteúdos são relevantes, por isso, cada conteúdo do seu site precisa ser original, relevante e claro para os visitantes.
Criar conteúdos genéricos fará o seu site ser só mais um na internet, e não receber nenhuma relevância do Google, o que não queremos que aconteça.
Então, foque na elaboração de conteúdo de qualidade em todas as páginas do seu site.
E ainda falando sobre conteúdo, vamos para a próxima dica.
Crie um blog para o seu site
Nem todo site tem um blog, o que é um desperdício de oportunidades quando falamos de otimização de sites (SEO).
Isso porque um blog nada mais é que um espaço para a criação de artigos, que podem incluir textos, imagens, gifs, infográficos, entre vários outros elementos para ajudar nas dúvidas do seu público.
O blog é um grande impulsionador de um site, e independente, do tipo de negócio que você tenha, investir nesta estratégia irá impulsionar seus resultados no orgânico.
Pegue aquela lista de palavras-chave e crie artigos baseados nos termos que definiu importantes para a sua empresa.
Nunca copie conteúdos
Essa dica vale ouro, e pode evitar que o seu site seja até mesmo banido pelo próprio Google, ou qualquer outro buscador.
Plágio não é tolerado por nenhum motor de busca.
O que resulta em penalidades para o site, como queda no posicionamento ou até o banimento do site.
Por isso, é de extrema importância elaborar conteúdos originais.
É claro que você pode – e deve – pegar referências se preciso.
No entanto, são somente referencias, e de forma alguma, pense em copiar e colar.
Isso pode dar um problema daqueles em seu SEO!
Cuide da velocidade do seu site
A velocidade de um site é fundamental para um bom posicionamento.
Você pode descobrir qual o desempenho do seu site no quesito velocidade com a ferramenta gratuita PageSpeed Insights do próprio Google.
Realizar essa otimização irá melhorar a experiência do usuário em seu site, e consequentemente, seu ranqueamento nos buscadores.
Alguns problemas comuns que podem ser encontrados em sites mais lentos são:
- imagens muito pesadas;
- plugins em excesso;
- banco de dados mal otimizado;
- hospedagem de baixa qualidade;
- entre outros.
Opte sempre por URLs curtas
URL é aquele endereço que está na barra do seu navegador.
Por exemplo: www.google.com é a URL do Google, www.youtube.com é a do Youtube e assim por diante.
E você, como dono do seu site, pode alterar qualquer URL do seu site, e o recomendado é que se utilize URLs curtas.
Essa otimização fará com que o Google dê mais atenção a uma determinada palavra-chave, tornando a página mais relevante.
Antes, alguns domínios aproveitam a importância de possuir palavras-chave na URL, e com isso, colocavam diversos termos seguidos para tentar posicionar o máximo de palavras que pudessem.
Por esta razão, o Google passou a dar prioridade para URLs mais claras e objetivas.
Não esqueça do Alt Text nas imagens
Toda imagem preciso de um Alt Text (Texto alternativo) otimizado, ou seja, que contém a palavra-chave da imagem.
Além de reforçar o conteúdo da página, você também pode posicionar para os resultados da Pesquisa de Imagens do Google.
Evite o superficial
Para uma boa otimização de sites SEO é essencial evitar a superficialidade, é imprescindível que você produza conteúdos de qualidade, correto?
Em sua maioria, conteúdos de qualidade possuem um bom número de palavras.
Por isso, seus conteúdos precisam ter, no mínimo, 500 palavras.
Afinal, os mecanismos de busca evitam páginas que oferecem conteúdos curtos e pouco aprofundados.
Vale ressaltar que os conteúdos que se encontram as 10 primeiras posições nos resultados de pesquisa possuem geralmente mais de 2000 palavras.
Então, invista em conteúdos completos, e claro, sempre originais.
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Sabemos que fazer a otimização de sites SEO não é uma tarefa tão fácil para quem não é da área.
Por isso, evite dores de cabeça e retrabalhos contranto uma agência especializada em SEO como a TAGDIGI.
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