SEO: o que é, como funciona, benefícios, como fazer e tudo sobre Search Engine Optimization! (2023)

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Leitura: 6 min

SEO (Search Engine Optmization), em português Otimização para Mecanismos de Busca, é a estratégia capaz de levar seu site para as primeiras posições dos buscadores.

Imagine aparecer nos primeiros resultados quando o seu público-alvo pesquisar algum termo relacionado ao seu negócio, produtos ou serviços, sem precisar de investimento em anúncios?

Isso é totalmente possível com o SEO.

Além de aumentar o número de visitantes do seu site, a autoridade e credibilidade do seu negócio expande no mercado, já que sempre que buscarem algo relacionado a sua empresa, eles o encontrarão.

O SEO proporciona o famoso tráfego orgânico, o que não é necessário o investimento em anúncios, e muito mais que esse benefício, ele é um método de crescimento gradual, que prepara a empresa para um crescimento saudável.

Quer saber mais sobre o que é SEO e tudo sobre essa estratégia? Continue a leitura até o final e aprenda:

  • o que é SEO?
  • o que significa SEO?
  • como funciona o SEO?
  • 7 fatores de ranqueamento de SEO do Google;
  • quais os principais benefícios do Search Engine Optimization?

É um verdadeiro guia, então se prepare!

Vem com a gente!

O que é SEO?

SEO é um conjunto de técnicas e estratégias específicas cujo objetivo é aprimorar o posicionamento de uma página no Google e demais mecanismos de pesquisa.

Em outras palavras, uma boa estratégia de SEO consegue deixar o seu site no topo do Google para os termos e palavras que o seu público-alvo pesquisar relacionadas ao seu negócio.

A otimização de mecanismos de busca, conforme chamada em português, possui em seu escopo técnicas que englobam: tecnologia, conteúdo e autoridade. 

Sua aplicação do jeito certo proporciona inúmeras vantagens, que abordaremos mais adiante neste conteúdo.

O que significa SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em sua tradução é otimização para mecanismos de busca. Ou seja, estratégias e técnicas de otimização que visam a primeira posição dos buscadores.

Conforme o próprio Google, 75% dos usuários que fazem uma pesquisa não passam da primeira página, ou seja, se o seu site não estiver entre os 10 primeiros resultados, provavelmente não terá nenhum acesso.

Só com este dado, conseguimos ver a importância buscar as primeiras posições, não é mesmo?

Mas, afinal, como funciona o SEO?

Como funciona o SEO? 

Existem alguns critérios que os mecanismos de busca consideram na hora de estabelecer quais páginas e sites merecem o topo.

O Google, por exemplo, define a priorização dos sites considerando mais de 200 fatores de ranqueamento. 

Todos os anos especialistas da área tentar desvendar todos os fatores utilizados, já que não é uma informação pública do buscador.

No entanto, uma das maiores empresas no ramo de SEO, Backlinko, elaborou uma lista com os 200 fatores de ranqueamento atualizados.

Mas existem alguns pontos que é preciso se atentar mais, e imediatamente, para alcançar o topo.

Para facilitar, listamos abaixo os 7 principais, sendo:

  • autoridade do domínio;
  • velocidade de carregamento;
  • design responsivo;
  • page authority/PageRank;
  • conteúdo original e de alta qualidade;
  • tamanho do conteúdo da página;
  • palavra-chave bem otimizada.

Vem conosco da TAG que iremos detalhar cada um abaixo!

7 fatores de ranqueamento de SEO do Google

Autoridade do domínio

Autoridade do domínio, em inglês Domain Authority, é uma métrica (de 0 a 100 pontos), usada para classificar a autoridade de um domínio para os resultados de pesquisas do Google. Sendo 1 os domínios menos interessantes, e 100 os mais relevantes para o buscador. 

Para descobrir a autoridade de domínio do seu site, você pode utilizar algumas ferramentas como: SEMRush, Website Authority Checker, ou até mesmo a extensão MozBar.

O que você precisa saber é que sites com mais autoridade possuem mais chances de aparecerem nos primeiros resultados, o nosso objetivo!

Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento de um site/página impacta diretamente o SEO.

Uma própria pesquisa do Google realizada em 2018, afirma que 53% dos usuários de dispositivos móveis saem de um site que leva mais de três segundos para carregar.

Sim, apenas três segundos.

Imagine quantas oportunidades de negócio você pode estar desperdiçando apenas por não cuidar do tempo de carregamento do seu site?

Para descobrir o quão rápido seu site está carregando, você pode utilizar algumas ferramentas como:

  • GTmetrix;
  • google search console;
  • google analytics;
  • pagespeed insights;
  • WebPagetest;
  • Google Test My Site;
  • entre vários outros.

Fique sempre atento quanto a velocidade, já que isso pode impactar de forma negativa os seus resultados, e atrapalhar por completo o seu crescimento no SEO.

Design responsivo

O design responsivo é fazer com o seu site seja adaptável para qulaquer tipo de aparelho, como: desktop, celulares, tablets e por aí vai, sem prejudicar a experiência do usuário.

Um dos fatores de ranqueamento do Google é a priorização de sites com design responsivo para que todos os usuários tenham uma ótima experiência, seja por meio do seu celular ou computador.

Sabemos o quão horrível é entrar em um site todo desconfigurado pelo celular e não conseguir enxergar nada, mas no computador aquele site é maravilhoso.

Hoje em dia, ter um site perfeito para desktop e totalmente fora do padrão no celular, impacta diretamente como o Google irá olhar para o seu site, afetando o seu SEO e a busca pelo topo do ranking.

Page Authority/PageRank

Page Rank (PR) é uma métrica do Google para entender a relevância que um site, ou página, tem para ele. 

O PR é uma espécie de avaliação da relevância de uma determinada página. Ela era divulgada ao público em uma escala de 0 a 10, mas hoje o próprio Google acabou descontinuando essa informação.

Apesar de não oferecer mais essa informação, sabemos que é um fator de ranqueamento importantíssimo para os aparecer nos resultados de busca. 

Para ter uma boa pontuação, é preciso que o site/página forneça conteúdo de qualidade, rápido carregamento, design responsivo, e vários outros pontos que estamos listando neste conteúdo.

Mas lembre-se: quanto mais relevante for sua página, maior será sua pontuação para o PageRank.

Conteúdo original e de alta qualidade

Conteúdo é um dos maiores pilares da otimização de sites (SEO).

Sem um conteúdo de qualidade, as chances de ficar na primeira são minúsculas, ou quase, nulas, já que esse fator é crucial para o buscador entender do que se trata o seu site ou página.

É importante frisar na palavra: original, já que muitas pessoas acreditam que pegar um texto pronto na web e alterar algumas palavras, não fazem diferença.

Entenda que isso impacta, sim, e se o Google considerar seu conteúdo como plágio, pode penalizar o seu site, e até mesmo bani-lo, se for o caso.

Quando nos referimos a um conteúdo de alta qualidade, além de original, ele precisa estar bem construído, ou seja, ser relevante e responder as principais dúvidas dos usuários.

Tamanho do conteúdo da página

Sim, o tamanho do conteúdo importa para o Google, e você precisa se atentar à isso em seu SEO.

Isso porque conteúdos com 500 palavras são mais difíceis de serem posicionados. 

Já que o buscador entende que sua resposta para a dúvida do usuário possa ter sido superficial.

Os primeiros resultados, em sua maioria, possuem acima de 1500 a 2000 palavras, dependendo do nicho.

Portanto, invista de verdade em um conteúdo completo, mas que não enrole o usuário.

Já que utilizar termos apenas para deixar o texto grande, fará com que o tempo de permanência do visitante seja menor, e o seu site acabe perdendo a relevância para o Google.

Palavra-chave bem otimizada

Cada página do seu site precisa ter uma palavra-chave bem otimizada, ou seja, ela precisa aparecer ao longo do texto, nos títulos, imagens…

Muitas pessoas cometem o erro de criar uma página com mais de uma palavra-chave principal, ou seja, aquela que você almeja ranquear (estar na primeira posição).

No entanto, isso fará com o buscador não entenda qual o assunto daquela página, e irá acabar não colocando seu site nos primeiros resultados.

Otimizar suas palavras-chave é fundamental para garantir sucesso no SEO.

Entenda agora no próximo tópicos, quais as principais vantagens do SEO para o seu negócio, e por que investir nesta estratégia é fundamental para ter ainda mais sucesso no digital.

Vem com a gente!

Quais os principais benefícios do Search Engine Optimization?

Listar todos os benefícios do SEO, daria um conteúdo com infinitas páginas. 

Para facilitar, separamos as principais vantagens em aplicar esta estratégia em seu negócio, para que você não deixe para depois e comece agora mesmo:

  • SEO atrai visitantes qualificados;
  • maior probabilidade de conversão;
  • gera confiança e credibilidade;
  • seus clientes ficam mais informados;
  • impulsiona suas vendas offline;
  • ganho de participação no mercado;
  • melhora no ROI (Retorno sobre o investimento)
  • melhora na experiência do usuário;
  • entre outros.

E aí, preparado para começar sua estratégia de SEO?

Esperamos que este conteúdo sobre SEO (Search Engine Optimization) tenha te ajudado a entender mais sobre esse universo, e que de fato, de leve para o próximo nível no tráfego orgânico.

Sabemos que pode ser um tema mais complicado, mas como dissemos, o investimento vale muito a pena, já que se trata de uma estratégia com crescimento gradual e orgânico.

Como foi um assunto extenso, repleto de tópicos, confira abaixo os pontos que abordamos:

  • o que é SEO?
  • o que significa SEO?
  • como funciona o SEO?
  • 7 fatores de ranqueamento de SEO do Google;
  • quais os principais benefícios do Search Engine Optimization?

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Sabemos que fazer a otimização de sites SEO não é uma tarefa tão fácil para quem não é da área.

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